Customização

No atual estágio dos negócios, destacar uma marca em relação à concorrência é cada vez mais uma tarefa mais difícil para as empresas. Em meio a tantos competidores, com produtos e serviços de qualidade, a chance de uma marca ficar escondida no mar de possibilidades oferecidas pelo mercado é imensa.

Esse cenário, embora traçado de forma sucinta, possibilita a introdução de um projeto que pode, ao mesmo tempo, agregar valor à marca; estreitar o relacionamento com consumidores ou demais públicos de interesse; e ser uma ferramenta de comunicação eficaz para impulsionar ações de marketing de empresas em eventos de negócios.

Cresce no mercado a tendência de customizar as estratégias de marketing. No que refere à comunicação especificamente, esse movimento ganhou visibilidade com o lançamento de revistas desenvolvidas especialmente para importantes marcas, como Audi, Volkswagen, Avon e pela própria mídia, com Jovem Pan e MTV.
Mas a customização pode ir além das revistas que se destinam ao consumidor final. É possível também aplicar esse conceito ao segmento de eventos, potencializando as ações das empresas nos encontros de negócios.


  • Produto

O que é?
Em função de todas essas considerações e outras análises de cenário feitas de neste documento, a CARRANCAS Comunicação desenvolveu o Projeto Customer. A iniciativa consiste no desenvolvimento de produtos editoriais customizados para o cliente potencializar suas ações de marketing em eventos, como feiras, seminários, congressos etc.

Como funciona?
Para dar um exemplo, podemos pensar numa empresa que participará de uma feira de negócios em que estarão presentes prospects e clientes. Com o Projeto Customer, a empresa terá à disposição um produto editorial, especialmente produzido conforme suas necessidades e objetivos, no formato que lhe convier, como newsletter, revista, jornal o boletim. O material servirá como um canal para divulgar sua participação no evento, seus serviços e produtos e facilitar a aproximação com os públicos de interesse. A publicação poderá conter duas edições, uma pré e outra pós-evento.

Quais os benefícios? 
Dessa maneira, a empresa ganha um importante aliado para se aproximar de seus públicos de interesse. O intuito dessa ferramenta não é substituir outros instrumentos de comunicação eventualmente utilizados pelo cliente. Antes disso, a intenção é complementar e potencializar o trabalho exercido pelos outros canais de comunicação. Ela contribuirá decisivamente, por exemplo, para impulsionar o trabalho de divulgação do evento a cargo das assessorias de comunicação. Afinal, trata-se de um material repleto de informações sobre a companhia e sua participação da iniciativa, o que pode estimular a geração de mídia espontânea.

O projeto gráfico é elaborado por profissionais altamente qualificados e feito sob medida para o cliente.
O papel utilizado e as especificações de formato ou gramatura serão analisados caso a caso com cliente, que terá um leque de opções a escolher.

O tipo de produto escolhido e a maneira de distribui-lo ficam a cargo do cliente.
CARRANCAS Comunicação poderá elaborar estratégias de distribuição, bem como utilizar ferramentas para canais específicos de distribuição.

Recomendamos que para potencializar os resultados a serem obtidos com essa ferramenta, o cliente opte por:
- ações promocionais pontuais,
- lembrar sempre que 'frequencia' na publicação é igual a audiência garantida,
- estabelecer um canal de integração e de interatividade com o público leitor,
- ouvir opiniões e sugestões,
- definir métricas


  • Vantagens


Com a customização em crescimento, um produto impresso destinado a potencializar as ações de marketing voltadas a um evento, por exemplo, é um canal eficiente para estreitar relacionamento da marca com seu público.

Por meio desse veículo é possível passar para o público-alvo todos os atributos da marca de uma forma diferenciada e mais sólida, com a vantagem de criar uma cumplicidade entre ambos, a tão almejada fidelidade. Além disso, pode contribuir para o fechamento de negócios.