Carrancas Comunicação comemora o primeiro ano de atividades

E continua com a mesma filosofia de trabalho: comunicação com inovação



Por trás da Carrancas Comunicação existe uma equipe de profissionais independentes e multidisciplinares e que caminham nesta estrada por longos trinta e tantos anos. Acumulando experiências e renovando-se a cada dia, trouxeram para a cidade mineira de Carrancas, que fica ao sul do estado de Minas Gerais muitas bagagens com projetos voltados para a comunicação, qualquer que seja o ambiente e a necessidade: analógico e digital, pessoal e empresarial, on line e off line, e busca integrar e fazer o melhor uso de suas competências em tecnologia da informação, mobile e marketing digital.

Tranferir conhecimentos


Ao contrário de uma postura didática e pedagógica, a Carrancas Comunicação tem oferecido nestes doze meses para alguns empresários de Carrancas uma assessoria nesta área, entendendo que excetuando-se capitais e grandes cidades, os empreendedores dos demais municípios brasileiros tem a necessidade desse trabalho. É fato.
"Ainda existe muita resistência por parte de micro e pequenos empreendedores nesse tipo de serviço em que a necessidade de esclarecimentos começa já no momento em que o futuro empresário pensa em montar o seu próprio negócio. Muitos não realizam pesquisa de mercado, nem mesmo definem marca ao ramo de atividade principal.", explica Fernando Luigi sócio diretor da Carrancas Comunicação.

Doze meses criando


Ao longo deste primeiro ano, a Carrancas Comunicação iniciou suas atividades prestando serviços de assessoria para a futura instalação de uma Rádio Comunitária. No mesmo momento, foi obervado assim como ocorreu em outros municípios, que a questão "comunicação" tanto visual quanto social existia por força das circunstâncias, pouco técnica e nada elaborada.

Como acontece na maioria das cidades brasileiras com população menor a cinco mil habitantes, o 'disse me disse' com ingredientes de distorção da informação era, ainda é, altíssimo comparando ao mundo moderno em que vivemos onde a informação é quase tão rápida quanto a velocidade da luz.
Observando também que a população na faixa etária entre 16 e 36 anos vive conectada com celular na mão transitando em redes sociais, trocando informações entre outros assuntos, lançaram o site Carrancas em Pauta (www.carrancasempauta.blogspot.com) em maio de 2014. 

O site/blog (site já está caminhando para o campo das 'lembranças', coisa do passado) recebeu na primeira semana mais de mil acessos (comprovados pelo Google Analytics), porém, com conteúdo em que apresentava as belezas naturais da "Terra das Cachoeiras", o site/blog saltou para mais de dois mil acessos em junho/2014 com visitantes europeus em sua maioria. Um ano depois, e regionalizando a pesquisa, o site/blog foi visitado (pela ordem) por internautas de Lavras, São João Del Rei, Carrancas, Itutinga, São Paulo(capital e algumas cidades do interior), Belo Horizonte(e grande BH), e por aí a fora.


Em julho de 2015 relançaram a Carrancas Web Rádio (www.carrancaswebradio.blogpsot.com) e agora também no site/blog
 www.carrancaswebradio.wix.com/cwrmg com acesso simplificado para tablets e celulares. A 'emissora' foi criada em junho/2014 por conta da não instalação da rádio comunitária. "A cidade não podia ficar sem essa ferramenta de comunicação", conta Luigi. Três meses após o relançamento, a Carrancas Web Rádio tem hoje 211 ouvintes por hora espalhados pelo planeta. Uma programação variada 24 horas ininterruptas, ainda conta com um inimigo: a banda larga brasileira ainda 'podre'. Felizmente o ouvinte entende e mantem-se 'sintonizado'. 
Comercialmente a webradio conta com a confiança e apoio de 11(onze) anunciantes. "Para alavancar mais audiência, desde agosto lançamos um pacote (crossmidia) para os anunciantes do jornal Carrancas em Pauta, onde ele recebe anúncio no jornal impresso e na internet, fechando o pacote com spot comercial de 30 segundos e seis inserções diárias ao longo da programação", comenta Luigi.

Capa da edição de Outubro/2015 nº 8
Isso mesmo, do site/blog para o papel jornal. A maioria do leitor brasileiro ainda prefere o contato com a notícia tendo em mãos o velho e tradicional jornal impresso. Em março/2015 a Carrancas Comunicação lançou o jornal Carrancas em Pauta, que é distribuído nas cidades de Carrancas, Itutinga e Lavras. O conteúdo de cada edição (mensal) pode ainda ser lido no site.

Sempre inovando


Agora é a vez do tal "App". O mais conhecido aplicativo é o WhatsApp.
"Investimos na busca de novidades e serviços para criativamente oferecer produtos com interatividade e tecnologia que exploram o potencial gerado pela portabilidade", comenta Luigi.
Em todo o mundo são mais de 1,8 milhão de apps disponíveis para todos os setores. No Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são mais de 265 milhões de linhas de celulares ativas no país.





Campanha desenvolvida para divulgação do aplicativo:
Adesivos aplicados nos estabelecimentos comerciais
de Carrancas

Desde 1/10/2015, a Carrancas Comunicação disponibiliza gratuitamente o aplicativo ou App, "Carrancas na palma da mão" (www.app.vc/estacao_ferias_carrancas), um guia de turismo e negócios levando em conta que num futuro muito próximo os aparelhos celulares substituirão notebooks e tablets. Os tradicionais computadores pessoais, conhecidos como PC, continuarão existindo ainda porque para criação, construção, edição, entre outros serviços para a internet, estes dinossauros ainda são fundamentais na vida destes profissionais.

Apaixonados pelo o que fazem

Com mais de trinta anos de experiência na área de comunicação, publicidade e propaganda, a Carrancas Comunicação é mais uma unidade de negócio do Grupo MW Marketing que se propaga pelo país, assimilando as necessidades do mercado consumidor e traduzindo em ações de marketing em todas as esferas.
A missão da Carrancas Comunicação consite em ser uma empresa prestadora de serviços que tem como princípios básicos de orientação interna e externa: prestar o melhor atendimento a todos os clientes, parceiros, fornecedores, usuários, com simpatia, alegria, respeito, segurança, confiança, empatia, entusiasmo, honestidade, motivação, educação.
O cliente interno e externo são as pessoas mais importantes para a empresa. O bom atendimento ao público se reflete automaticamente, em bons resultados. Nenhum cliente deve ficar sem resposta.
As habilidades, limitações e peculiaridades individuais são respeitadas, porém devem ser tratadas e avaliadas em âmbito interno para que não interfiram diretamente nos bons resultados da empresa.

Desafios em tempos difíceis

Assim como o jornal Carrancas em Pauta é elaborado em parceria com o jornalista Marcus Frediani, editor chefe, outro projeto de ampla envergadura é a revista "Carrancas Turismo e Meio Ambiente" que está em processo embrionário aguardando investimentos (publicidade). Em maio/2015 o projeto foi apresentado na cidade de São Paulo para uma empresa automobílistica junto à agência que atende a conta da empresa. Entusiasmados com as belezas de Carrancas e com o projeto editorial, sinalizaram com grandes chances de investimento. Porém, a crise política instalada no país e atingindo seu ápice no mês de agosto, fez dessa possibilidade, entre outras empresas que tinham interesse, ficar no banco de espera até que as nuvens escuras se dissipem. Entretanto, todo o conteúdo já está produzido graças ao apoio das empresas carranquenses como Recanto Bar e Restaurante, Pousada Céu e Serra, Poliana Turismo e Eventos e a Pousada Além das Formas, que fizeram um pool de serviços oferencendo infraestrutura ao projeto. "Parceiros e parcerias que fazem a diferença quando da necessidade em realizarmos um trabalho sério e de utilidade para toda a comunidade carranquense", enfatiza Marcus Frediani.

Recursos alternativos e de impacto

No final do mês de junho/2015, a Carrancas Comunicação antecipou-se ao projeto da revista e, já dentro do mês das férias de julho, lançou o portal/blog "Estação Férias Carrancas" (www.estacaoferiacarrancas.blogspot.com) com base no conteúdo ora elaborado para revista e assim disponibilizou para a internet. Na primeira semana de lançamento o portal atingiu a marca de 2.444 visitas, sendo 65% de internautas de fora do Brasil. 
Animados com o número sempre crescente de visitas a cada mês, a Carrancas Comunicação começou em setembro/2015 a produzir o aplicativo "Carrancas na palma da sua mão", pensando em mais uma ferramenta de comunicação para a cidade que obtem a marca de segundo destino turístico - de águas - no estado de Minas Gerais. "O Brasil e o mundo precisam saber disso", esta foi a conclusão dos mentores da Carrancas Comunicação.




Campanha de divulgação da nova parceria

Incrementando serviços

Com o aumento de demandas para serviços gráficos, mas que ainda não justifica o invetimento de uma planta gráfica na cidade, a Carrancas Comunicação fechou, a partir de setembro/2015, acordo de representação para a empresa Indi Center Gráfica, que fica na cidade vizinha de Lavras/MG, a mesma empresa que vem oferecendo um ótimo serviço de impressão para o jornal Carrancas em Pauta. Os orçamentos são elaborados pela própria gráfica e encaminhado ao cliente sem majoração de valores e repasses de comissionamento. Mais uma parceria interessante para a Carrancas Comunicação e consequentemente para a cidade de Carrancas e região.









A equipe da Carrancas Comunicação acredita que muito em breve o empresário local venha a utilizar mais os serviços da empresa, e o trabalho de difundir junto à eles de que Marketing está ao alcance de todos, continua na pauta e nos discursos comerciais. "Atendemos o possível, o impossível demora só um pouquinho mais", conclui Luigi.



A Carrancas Comunicação disponibiliza de aplicativo para consulta dos serviços e contato:
www.app.vc/carrancascomunicacao