MUDANDO DE PRAIA - Parte I


por Fernando Luigi

Já faz algum tempo que tenho notado tanto aqui, quanto no meu blog pessoal e principalmente nas redes sociais, que amigos e seguidores sentem muito a ausência de postagens que espelham as minhas atividades profissionais. E tenho que considerar que também sentem e reclamam por postagens pessoais.

Numa rápida estatística, e abro aqui um parenteses pra dizer que quando entro no campo da política e expresso a minha opinião, chovem críticas e muitos desaparecem sem nada explicar. Mas o caso aqui é sobre eu e o meu 'eu profissional' que se misturam como água e vinho. Há uma explicação lógica: todo profissional autônomo é regido pelo signo do "Eu" pessoal e profissional nas 24 horas por dia. Difícil separá-los.

Aos 60 anos de idade e liberto de amarras empregatícias, continuo com o mesmo vigor de visionário para o mercado e sempre de forma irrequieta, ou seja, percebo e quero alcançar com pleno êxito. Das experiências profissionais vividas nestes meus quarenta e tantos anos de atuante em áreas diversas, sinto os meus pés fincados em muitas certezas, e isso me abre um tipo de portal mental.

Na tela mágica da minha mente e vivendo um momento muito especial, pois o que era uma visão apenas ou um filme de ficção, hoje muitas coisas são realidades e até indispensáveis.

Pense no impossível e tudo vai acontecer. Agindo dessa forma é que me trouxe ao futuro que eu não entendia que poderia ser e acontecer, e estou assim presenciando. Mesmo sabendo que não há limites quando sonhamos, o desafio é transformar em realidade. Tudo podemos quando queremos.

Todo este desabafo filosófico é para explicar, daqui para a frente, porque estou "Mudando de Praia".

Por que Mudar de Praia?

Trata-se de uma expressão popular, ou seja, sair de um lugar comum e buscar coisas novas ou renovadoras. No entanto, e neste caso específico, não se trata de mudança geográfica para o exercício desta nova proposta de trabalho. O 'milagre' da Internet permite para pessoas como eu que atuam na área de comunicação, possam atuar em todo o planeta sem sair do lugar, digamos assim.

As mudanças globais obrigam a nos manter atualizados e alinhados com as novas propostas de comunicação, e a ética é o único padrão que é mantido nesta transformação. Para que eu me mantenha competitivo neste segmento, realizo semanalmente pesquisa sobre temas e assuntos voltados ao meu dia a dia. Paralelamente e com foco mais apurado, acompanho atentamente às tendências e as novas ferramentas que a comunidade global de comunicação lança mão para oferecer aos clientes.

Nestas pesquisas deparei-me com uma nova 'arma' de comunicação que mostra ser eficiente a cada dia, a cada segundo melhor dizendo, pois a internet assim permite. A seguir destaco alguns pontos.

O que há de novo que tanto empolga?

À esta altura do século XXI que mal começou, eu já não diria que se trata de uma novidade, pois está vivo no dia a dia de toda a humanidade, com destaque aos canais como smartphones e redes sociais. Porém, a comunidade da comunicação sabe e tem consciência de que estamos engatinhando nos processos criativos e de colocação para o cliente e o seu cliente.

Precisamos, portanto, rever alguns conceitos antes de mergulharmos neste maravilhoso mundo da comunicação.

Comunicação audiovisual é todo meio de comunicação expresso com a utilização conjunta de componentes visuais (signos, imagens, desenhos, gráficos etc.) e sonoros (voz, música, ruído, efeitos sonoros etc.), ou seja, tudo que pode ser ao mesmo tempo visto e ouvido.
Por trás das telas de cinema, da televisão e até mesmo do nosso computador existe um grupo de profissionais preparados para construir a realidade que chega até o espectador.
A imagem e o som estão associados a uma tecnologia que por sua vez tem uma projeção comercial. Assim, através de uma série de dispositivos de áudio e imagem é possível criar uma comunicação.

Meios de Comunicação entende-se por meio de comunicação o sistema que permite colocar as pessoas em contato. Entretanto, na linguagem cotidiana a ideia de meio de comunicação é aplicada exclusivamente aos meios ou dispositivos tecnológicos que permitem transmitir uma informação a um número elevado de pessoas, tais como a imprensa, a rádio, a televisão ou o correio tradicional. Por este motivo, fala-se dos meios de comunicação de massa.  
Os meios de comunicação em seu conjunto cumprem basicamente uma função geral: que a sociedade disponha de informação para seus próprios interesses (para ter uma opinião formada, para o lazer ou para o consumo).

Pode-se dizer que há duas caras nos meios de comunicação. A primeira é positiva, pois permite que a cidadania tenha a sua disposição uma informação valiosa e útil para tomar suas próprias decisões. No entanto, os meios de comunicação têm a possibilidade de exercer um poder que nem sempre é digno, tais como a manipulação informativa, a propaganda ou os interesses ocultos que fazem parte da sua própria natureza e o caráter da humanidade em geral.

Todos os meios de comunicação têm sua própria evolução e desenvolvimento. Neste sentido alguns deles ficaram obsoletos ou se encontram em vias de extinção, por exemplo, o fax e o telégrafo. A maioria deles muda e cresce em grande velocidade (vamos pensar na televisão de hoje que não tem nada a ver com a que havia décadas atrás). De qualquer forma a grande revolução nos meios de comunicação surgiu com a internet, esta que permitiu através dos computadores pessoais termos a nossa disposição outros meios de comunicação de maneira integrada como a imprensa, a rádio e a televisão.

Quando pensamos nos meios de comunicação não podemos deixar de lembrar as inúmeras repercussões sociais. Para ilustrar esta ideia podemos destacar o mundo da educação, na qual os livros e as lousas tradicionais estão sendo substituídas por vídeos tutoriais, podcast e outras ferramentas que surgiram dos mais recentes meios de comunicação.

Até aqui, tudo bem pra você? Ótimo!

Nos próximos capítulos prometo entrar efetivamente neste assunto já mudando de praia.




Comentários