MUDANDO DE PRAIA - Parte II



por Fernando Luigi

Uma certa vez, fiz uma palestra na UniNorte, em Manaus/AM, cujo tema era muito estranho mesmo que tenha sido eu que sugeri: "A Descomunicação em pleno início do Século XXI". Isso foi em 2009, e nessa época eu estava quase precisando engolir mazelas e sabotagens da humanidade, especificamente aqui no Brasil. Sim, com tantas inovações tecnológicas e se reinventando a cada dia, o brasileiro é capaz de burlar as leis da física e da comunicação.

Como eu citei "quase precisando engolir mazelas e sabotagens", portanto encontro-me salvo agarrado à uma boia salva vidas no meio de um oceano esperançoso por avistar terra firme.
Oito anos depois cá estou assumidamente disposto a 'mudar a minha praia' de atuação, porque estou sentindo terra firme sob os meus pés. 

Essa tal 'mudança de praia', tem como princípio a utilização correta e eficiente dos canais multimídia.

Mas o que é Multimídia?
A palavra mídia tem origem na palavra media, do latim, que significa meio. Na maioria das vezes que é usada no português refere-se aos meios de comunicação. Desse modo, a mídia audiovisual diz respeito a todo meio de comunicação em que há a utilização conjunta de elementos visuais (imagens, fotografias, desenhos, gráficos, esquemas, etc.) e sonoros (música, voz, efeitos sonaros, etc.), em outras palavras, uma mídia audiovisual é toda aquela que pode ser vista e ouvida ao mesmo tempo. Com base nessa definição tem-se que a linguagem audiovisual é resultante de três tipos de linguagem: a linguagem verbal, a linguagem sonora e a linguagem visual, que em conjunto transmitem uma mensagem específica. (Gabriela E. Possolli Vesce).

Multimédia ou multimídia é a combinação, controlada por computador (computador pessoal, periférico e dispositivo móvel), de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995).

Multimídia é uma expressão que passou a ter maior evidência com o advento do computador. Para quem se lembra, os primeiros personal computers não possuíam os recursos de som e leitura e gravação de arquivos como os de hoje. Só com o surgimento do famoso kit Multimídia que os computadores ganharam caixinhas de som e CD-Rom (agora já nem se sabe ao certo o número de novidades e mídias disponíveis para os computadores pessoais). Porém muito antes disso, o termo multimídia já era usado para definir produções que integravam diversos meios de comunicação independentes, como gravadores de áudio, projetores de cinema, monitores de vídeo e outros. Estúdios, por exemplo, eram tidos como ambientes multimídia, pois integravam uma gama de meios de comunicação para diversos fins; era possível integrar sons, imagens, animações e textos por mais que agora isso pareça inevitável.

Hoje, a multimídia está presente nos CDs, TVs interaivas, vídeo-games, DVDs, aparelhos celulares, etc., mas, de fato, a web é o maior meio multimídia conhecido porque possibilita que seu usuário crie, manipule, armazene e pesquise conteúdos. Cada conteúdo acessado abre um leque de opções em forma de links que criam uma navegação infinita.
No entanto, a multimídia exige do usuário da internet bom senso e atenção para distinguir e filtrar o que – dentro dessa infinidade de informação – tem realmente relevância para seus objetivos.
Para quem gosta de muito do assunto seguem abaixo links de matérias e animações que ilustram um pouco as possibilidades da multimídia. (Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Multimídia. São Paulo: Nova Cultural Ltda., 1995-1998. Vol. 17, p. 4118)

A Internet e o Brasileiro
Aproximadamente 90% dos brasileiros consideram, atualmente, a internet como a mídia mais importante em suas vidas, segundo dados do IAB – Interactive Advertising Bureau. Somada a isso a quantidade de smartphones utilizada pelos brasileiros e o aumento do uso de múltiplas telas, pode-se inferir que os brasileiros estão completamente acostumados com a publicidade online.
Outro dado da mesma pesquisa, aponta que 32% das pessoas consideram a publicidade online menos incômoda que a da televisão, um percentual considerável para que as agências possam trabalhar suas estratégias de publicidade em vídeos com segurança.

No próximo capítulo, vamos falar de negócios 'da' e 'na' internet que estão mudando o comportamento do consumidor e das agências de marketing digital.


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