MUDANDO DE PRAIA - Parte III Final



por Fernando Luigi

Antes de fechar esta fantástica trilogia de uma simples 'mudança de praia', eu preciso esclarecer que não estou aqui inventando a roda, e muito menos tenho a pretensão de ensinar a missa ao padre.
O que é preciso ser conclusivo nesta sua leitura, assim desejo, que seja considerada a noções mesmo didáticas, das mudanças no mundo da comunicação. Tanto pessoal quanto profissional, a comunicação é o meio mais antigo que se tem notícias, de interagir com todos os seres vivos deste planeta.

A dica já está dada: a forma mais eficiente de comunicar a sua marca, ou o seu produto, ou mesmo temas pessoais, é o uso correto de audiovisual.

A interação proporcionada pela publicidade em vídeo é o chamariz que muitas empresas esperam para construir marcas mais fortes e bem posicionadas, bem como para aumentar o seu valor de mercado a partir da valorização de seus clientes em relação a seus produtos e serviços. Além disso, os vídeos conquistam olhares diferenciados do público, gerando maior engajamento que outros tipos de publicidade online, como banners e pop ups, por exemplo.

Entretanto, para que uma estratégia de publicidade em vídeos seja bem sucedida, é preciso atentar-se para o fato de que este tipo de publicidade é diferente da publicidade feita em banners e links patrocinados. A propaganda direta em vídeos permite que o usuário abandone o vídeo em poucos segundos. O que agências e anunciantes precisam fazer é criar campanhas atraentes, que despertem atenção, curiosidade e interesse do usuário. Caso contrário, fica difícil obter resultados positivos.

Cientes do poder dos vídeos online frente a uma nova geração de consumidores, muitas empresas apostam na publicidade em vídeo para fortalecer sua marca e conquistar uma rede de clientes fiéis. Pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers junto à Interactive Advertising Bureau confirma a tendência ao mostrar que a publicidade em vídeo online vem batendo recordes a cada ano. Mas, afinal, por que a publicidade em vídeo online fortalece as marcas?

Recentemente, foi divulgado pela imprensa especializada os resultados da pesquisa realizada este ano pela Crackle, sobre o poder dos vídeos online. Entre eles, foi apontada a alta eficácia da publicidade em vídeo online no quesito “percepção da marca”. Isso significa que o formato tem o poder de ampliar a visibilidade de uma marca pelo simples fato da publicidade estar veiculada a um formato de alto impacto, que explora recursos de áudio e imagem.

Assim, podemos afirmar que uma marca que é apresentada ao público através da publicidade em vídeo tem maiores chances de ser percebida e ganhar lugar na memória da audiência do que se ela fosse apresentada em outros formatos.

E quanto mais conhecida uma marca é, mais força ela tem!

A dinâmica e a atratividade dos vídeos online vêm fazendo com que esse tipo de conteúdo conquiste cada vez mais espaço entre os internautas. Em função disso, é natural que produtores e anunciantes estejam investindo mais neste formato de conteúdo, além de aproveitar a oportunidade para campanhas de anúncios em vídeo.

Para compreender melhor como funciona o universo dos vídeos online, sua empresa pode se beneficiar de algumas estatísticas que oferecem insights sobre o comportamento das pessoas na web. É o caso de uma pesquisa divulgada pela Crackle, rede de entretenimento da Sony, que mostra o poder dos vídeos online para as estratégias de marketing digital na América Latina. Confira os principais achados do estudo:

Conteúdo gratuito
Muito se discute sobre a possível irritação dos internautas ao tentarem acessar conteúdo na web e se depararem com anúncios. No entanto, a pesquisa realizada pela Crackle revela que a grande maioria dos usuários não se importam com a publicidade, desde que esteja atrelada a um conteúdo premium. Esse número é especialmente alto no Brasil, onde mais de 80% das pessoas compartilham dessa opinião.

Alta eficácia
A pesquisa da Crackle também mostrou que os anúncios in-streaming, ou seja, dentro dos players em que os usuários assistem os vídeos, superam as peças que usam rich media ou flash.
Essa superioridade se manifesta em fatores como a percepção da marca, a assimilação da mensagem e a intenção de compra.

Smartphones e tablets, OK!
Já sabemos que os dispositivos móveis se tornaram praticamente inseparáveis das pessoas que os possuem. Esse fenômeno também impacta a forma como os usuários se relacionam com o conteúdo em vídeo.
De acordo com a Crackle, mais de 20% dos usuários entrevistados assistem algum vídeo em seus smartphones ao menos uma vez por dia. No caso dos tablets, isso representa 17%.

Potencial de conversão
Não é raro que alguns empresários afirmem que os vídeos online somente são úteis quando a empresa quer aumentar a percepção da marca, sem grandes resultados práticos para o negócio. No entanto, o estudo da rede de entretenimento da Sony também revelou que o vídeo reforça atitudes de compra, pesquisa de produtos e serviços oferecidos, sendo altamente eficazes em todas as etapas do funil de vendas.

Segmentando ‘like a boss’
Um dos achados da pesquisa pode parecer óbvio para os profissionais de marketing digital, mas precisa ser levado a sério em qualquer estratégia de vídeo online: a segmentação.
A pesquisa mostrou que os vídeos segmentados por temas relacionados a possíveis interesses com base no sexo, na renda, na idade e na localização do público aumenta substancialmente o poder de alcance e engajamento.

Público variado
Se há pouco tempo os vídeos pareciam um formato de conteúdo restrito a jovens e adolescentes, atualmente essa realidade já é um pouco diferente.
A Crackle mostrou que os usuários que preferem assistir vídeos na web são 51% homens e 49% mulheres. Além disso, mais de 30% dessas pessoas tem mais que 34 anos, o que traz oportunidades incríveis para produtores de conteúdo e anunciantes com diferentes perfis de público-alvo.

Sobre o estudo ‘The Power of Online Video”
O estudo ‘The Power of Online Video’ foi realizado com mais de 4 mil usuários assíduos da web na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Durante a pesquisa, foram priorizados internautas de níveis médio e alto de renda.

Assista a algumas peças criadas para clientes da Carrancas Comunicação, para mobile e redes sociais:













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